Infnet prepara professores para os desafios da sala de aula

Com mais prática do que conceitos, curso preparatório ensina como lidar com alunos adultos e evitar as distrações da internet.


O mundo passa por um momento mudança na forma de se aprender. A Internet tornou a informação disponível e mudou o trabalho dos professores.  "A missão do professor é mesma, mas a forma de se ensinar precisa acompanhar a tecnologia", destaca Andre Kischinevsky, pró-reitor do Instituto Infnet, faculdade de alto nível em tecnologia, comunicação e design.

Andre ressalta que o Infnet precisou agir para manter a qualidade do ensino em um ambiente de aula onde concorrem os professores e o Facebook, e para conseguir motivar profissionais de áreas super concorridas, com excesso de emprego, a se tornarem professores. No final de agosto, o instituto promoveu mais um Preparatório para Docentes. O curso visava preparar e avaliar cinco potenciais educadores. Com coordenação de André Lima, os futuros professores puderam conhecer um pouco mais da cultura docente da faculdade. "Os profissionais contratados passam por um curso de docência, oferecido gratuitamente pelo próprio Infnet. É uma forma de padronizar o ensino, garantir a qualidade e mostrar as tendências na forma de ensinar atualmente", conta Lima.

Lecionar é um dom e deve ser colocado em prática por quem gosta e por quem sabe ensinar. Ter o conhecimento técnico, teórico e prático é extremamente importante, mas não é tudo. É preciso saber externalizar adequadamente o conteúdo para que a comunicação seja efetiva. "O tablado de uma sala de aula não é para qualquer um e as dificuldades são maiores ainda para quem sai do mercado técnico, onde os personagens são o próprio profissional, o computador e o prazo. Por isso o instituto se preocupa em qualificar os profissionais e uniformizar o ensino", observa Lima.

Durante o processo de qualificação do Infnet, os futuros professores aprimoram seu conhecimento, eliminam vícios e aprendem a atuar com ensino para adultos. Em uma sala heterogênia, o docente ensina e aprende com os alunos. "O professor deve saber como estimular os estudantes a compartilharem o que sabem. É necessário dar espaço para o conhecimento que está sendo oferecido e aprimorado a cada dia. O aluno tem que ‘quebrar a cabeça’ na sala de aula, assim estará preparado para o mercado de trabalho", destaca Andre.

O Infnet considera fundamental que o docente tenha uma atitude promocional na sala de aula, ou seja, mostre a importância do que será aprendido. Isso é importante porque o aluno aprende melhor quando compreende a importância da matéria. Outra dica é usar diferentes estratégias para detectar dúvidas. "Não é preciso perguntar se todos entenderam o tempo todo. Lançar perguntas ou fazer comentários como ‘estou sentindo cheiro de dúvida’ deixa o ambiente mais descontraído. Os professores aprendem diferentes métodos para trabalhar com os alunos no preparatório do Infnet", explica Lima.

Para sair da monotonia e manter a atenção dos alunos ao conteúdo, o professor deve variar o tom de voz, andar pela sala e incentivar a participação da turma na aula. Quanto ao uso de computadores, essenciais em uma faculdade de tecnologia e design, os docentes devem saber como evitar distrações com outras atividades. "As redes sociais, e-mails e outras páginas na internet são chamariscos que prejudicam o aprendizado. Com o curso do Infnet, os docentes saem preparados para lidar com este tipo de situação", acrescenta Lima.

Serviço: O curso é oferecido gratuitamente para profissionais que desejam se tornar docentes do Instituto Infnet.  O próprio curso é parte do processo seletivo. Informações em cursos@infnet.edu.br

Serviço: Instituto Infnet

Endereço: Rua São José, 90 / 2º piso, Rio de Janeiro - RJ.

Fone: (55-21) 2122-8800

Email: info@infnet.edu.br

Site: http://www.infnet.edu.br