Área de atuação do designer é ampla

Profissional pode trabalhar com a criação de games, ilustrações, personagens, propagandas e até vídeos.

Desenvolver games e sites, tratar fotos, fazer ilustrações, criar curta-metragens animados e efeitos especiais, inventar e animar personagens em 3D, elaborar folhetos, propagandas e cartões, produzir vídeos para a televisão e a internet e trabalhar com maquetes eletrônicas são algumas das funções de um designer. Além de realizar trabalhos gráficos, atuar em agências na área de criação de artes publicitárias e desenvolver produtos funcionais e bonitos. "Existem diversos segmentos no design e com a internet e todas as tecnologias digitais, a área se tornou muito promissora e cheia de oportunidades para trabalhos criativos e inovadores", afirma Andre Kischinevsky, pró-reitor do Instituto Infnet.

O designer gráfico também é responsável pela elaboração da parte visual de revistas, jornais, livros, anúncios e até outdoors, criação de logotipos e papelaria para empresas e profissionais e padronização de cores, fontes e ilustrações. "Este profissional está sendo cada vez mais requisitado no mercado de trabalho devido à necessidade de ampliação de áreas já existentes e ao surgimento de novas mídias. O designer gráfico pode montar o seu próprio escritório e prestar serviços para empresas ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho e atuar em agências de comunicação ou escritórios de design existentes", observa.

O profissional que atua com design deve ser criativo, curioso e detalhista. Ter conhecimento técnico é essencial para realizar um bom trabalho. A formação deve contemplar desde aspectos históricos até o ensino do uso de softwares avançados. "O bom designer é detalhista, compreende bem o cliente e domina as teorias e técnicas necessárias para atingir os objetivos do seu trabalho. A elaboração de cada detalhe deve ser minuciosa. No Infnet, nós temos excelentes professores, com excelente formação teórica e também com atuação no mercado. Com esta combinação, somada a uma ótima infraestrutura, temos convicção de estar formando designers capazes de fazer grande diferença para seus clientes", explica Kischinevsky.

Com a missão de formar profissionais competentes e que se destaquem pelos trabalhos realizados, o Instituto Infnet, uma faculdade de alto nível em tecnologia, comunicação e design, oferece diferentes cursos para quem deseja entrar na área. "No Infnet é oferecida a graduação em Design Gráfico e pós-graduações em Design. O conteúdo é completo e o aluno aprende desde o básico, como noções de luz, sombra e formas, até aspectos complexos do design, como os processos criativos, metodologia e gestão de projetos de design", conta.

São três anos de estudo para se graduar em Design Gráfico. O curso oferecido pelo Infnet é prático e digital e sua proposta é promover uma formação com sólida fundamentação teórica de Design Gráfico e conhecimento prático das ferramentas do Design Digital. "A graduação é totalmente voltada ao mercado e o nosso compromisso é formar alunos que sejam disputados pelos empregadores. O corpo docente conta com profissionais atuantes na área e com ampla bagagem profissional", ressalta.

As pós-graduações do Infnet abrangem as áreas de Design Digital - com foco em Design Gráfico e Webdesign -, Animação 3D e Edição Digital de Vídeo, MBA em Design Estratégico, Direção de Arte Publicitária e MBA em Marketing Digital. "Os cursos de pós da ECDD duram de um ano e meio a dois anos e têm feito grande diferença na vida de vários dos seus egressos. Na pós destinada a profissionais mais seniores, a de Design Estratégico, os alunos aprendem a utilizar os meios e métodos do design para lidar com situações e problemas de gestão, oferecendo soluções criativas e diferenciadas", acrescenta Andre.

Instituto Infnet

Um instituto de tecnologia fundado em 1994, com a abertura da internet para as empresas brasileiras. Hoje, é referência na formação de profissionais nas áreas da comunicação, design, TI (Tecnologia da Informação) e negócios.

Serviço: Instituto Infnet

Endereço: Rua São José, 90 / 2º piso, Rio de Janeiro - RJ.

Fone: (55-21) 2122-8800

Email: info@infnet.edu.br

Site: http://www.infnet.edu.br